15 1.1 Projeto do Curso
Considerando os diversos projetos de inclusão digital, sejam públicos, privados ou do terceiro setor, observa-se a necessidade de capacitação de professores no uso das tecnologias digitais, de forma a promover a educação continuada nos parâmetros da proposta sócio-interacionista. Há, portanto, o entendimento que o contato com o Laboratório de Informática seja vivenciado como espaço de troca de experiências em torno dos recursos que devem ser colocados a serviço da educação contemporânea de boa qualidade, acompanhando as exigências da formação cultural.
Buscando o melhor aproveitamento desses projetos, há que se considerar o grande índice de educadores da educação básica que se encontram pouco familiarizados com a utilização de ferramentas computacionais no dia-a-dia do processo pedagógico. Inúmeros professores necessitam de atualização em metodologias de construção de projetos educacionais ou de pesquisa. Assim, foi criado este texto, destinado a um curso introdutório, no sentido de deixar o professor da rede pública melhor preparado para o cumprimento de próximas etapas, mais exigentes para todos.1
Trata-se de iniciar uma aliança entre informática e educação de forma que o professor estabeleça um contato agradável com algumas ferramentas necessárias em sua trajetória profissional.
Considerando, ainda, a dimensão da pesquisa para o desenvolvimento de metodologias de ensino ou de formação continuada de professores, foram selecionados para tomar parte desse projeto discentes2 dos cursos de Ciências da Computação e de Artes Cênicas – Licenciatura, no intuito de desenvolver recursos educativos, investigando as perspectivas adotadas e analisando os resultados adquiridos. Em suma, esta é uma iniciativa pioneira de integração das áreas de Informática e Educação que se traduz em prática pedagógica e pesquisa e que deve incidir, em última instância, em melhorias na educação básica.
Este formato foi concebido para professores da educação básica que ainda não tiveram a oportunidade de ser incluídos digitalmente, nem de refletir sobr
Nenhum comentário:
Postar um comentário